terça-feira, 6 de abril de 2010

Fibromialgia!!!!

Uma amiga me ligou hoje pra saber o que é a tal da FIBROMIALGIA. Aquelas velhas dores e cansaço que sinto quase sempre... então resolvi postar algo sobre ela.
Vamos lá, Fibromialgia é uma desordem que causa dor muscular e fadiga. Pessoas com fibromialgia tem "pontos sensíveis" no corpo, que são lugares específicos no pescoço, ombros, costas, braços, quadril e pernas. Esses pontos doem quando pressionados. A fibro também muda muito o senso de humor, pelo cansaço e dores. É mais propícia em mulheres do que nos homens. Quem cuida desta síndrome (não é uma doença) é o reumatologista, juntamente com outros profissionais dependendo de cada caso. Hoje mais não, mas na época que descobri, sofríamos até que o diagnóstico fosse certeiro.
Na fibromialgia cada pessoa tem sintomas diferentes, parecidos, porém diferentes. O meu maior problema é a fadiga crônica e as dores localizadas.Mas há quem diga que o seu problema é o emocional e outras tantas coisas. O apoio das pessoas que convivem com o fibromiálgico é fundamental, pois é uma dor que não se vê, nem se toca. Não existe exames que comprovem, nem mesmo remédios específicos para nós, como as outras dores. Não podemos nos aposentar por esta causa, por não haver comprovação dela.Vivemos tomando antidepressivos e outras coisitas para ajudar. Por isso o apoio é fundamental, por que nos irritamos demais. Depois falo mais sobre essa minha companheira de vida. Um forte abraço.

3 comentários:

  1. Olá, tbem sofro de fibromialgia, mas vou levando a vida, uns dias melhores outros piores...

    ResponderExcluir
  2. Olá, tbem sofro de fibromialgia, mas vou levando a vida, uns dias melhores outros piores...

    ResponderExcluir
  3. Pois é Elaine, add o blogger para trocarmos ideias. Bjs

    ResponderExcluir